ESTADO CONDENADO A INDENIZAR DIRETORA E VICE-DIRETORA DE ESCOLA POR AGRESSÃO FÍSICA E VERBAL
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul confirmou sentença que havia condenado o Estado do Rio Grande do Sul ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (corrigidos desde a publicação da sentença - 2011) às autoras, professoras estaduais, exercendo funções de Diretora e Vice-Diretora. Da decisão não cabe mais recurso.
A condenação deu-se em decorrência do reconhecimento do dano moral em decorrência de agressão física e verbal perpetrada contra Diretora e Vice-Diretora no interior da escola, uma vez que se verificou a responsabilidade civil do objetiva do Estado, conforme art. 37, § 6º CF pois, mesmo sendo as autoras integrantes do quadro da administração pública, ainda são administradas pelo ente público. Para tanto encontram-se demonstrados: a conduta ilícita consiste na omissão frente a necessidade de segurança no local de trabalho, o dano causado as autoras que se caracteriza pelas patologias psicológicas Estresse pós-traumático, Transtorno de Pânico, Transtorno Depressivo e alteração permanente de personalidade após experiência catastrófica, adquiridas em virtude de constantes ameaças e demais eventos nocivos experimentados no ambiente de trabalho; o nexo é evidente uma vez que a omissão do estado deu causa aos transtornos evidenciados.
O TJRS reconhece que os laudos periciais atestaram, categoricamente, que foi o estresse ambiental que desencadeou as doenças das autoras. A 3a Câmara Cível ressalva que a situação estressante não pode ser atribuída, exclusivamente, à administração pública, pois com participação da atuação de terceiros mas entendeu que a permanência da situação de estresse e o agravamento do quadro são imputáveis ao Estado, haja vista que, não obstante tenha sido diversas vezes incitado a resolver ou ao menos, minimizar o problema, permaneceu inerte, omitindo-se, portanto.
Advogada: WANDA MARISA GOMES SIQUEIRA
- SERVIDOR PÚBLICO - FILHA SOLTEIRA - DIREITO AO PENSIONAMENTO POR MORTE (12/01/2010)
- REMOÇÃO SERVIDOR - DOENÇA DOS GENITORES (16/11/2005)
- REMOÇÃO SERVIDOR - TRATAMENTO DE SAÚDE DE ASCENDENTE - POSSIBILIDADE (08/10/2003)
- SERVIDOR DA FUNAI - REENQUADRAMENTO FUNCIONAL - DIREITO ÀS DIFERENÇAS REMUNERATÓRIAS (12/06/2003)
- NOMEAÇÃO DE PROFESSORES CONCURSADOS - PRETERIÇÃO POR HORISTAS - DIREITO À INDENIZAÇÃO (12/01/2003)
- Artigos
- Concursos
- Consumidor
- Direito da Cultura
- Diplomas Estrangeiros
- Estrangeiros
- Estudantil
- Família
- Mediação
- Militares
- Na Imprensa
- Notícias
- Previdenciário
- Saúde
- Serviço Militar
- Servidor Público
- Sindicâncias e Processos Disciplinares
- Trabalhista
- Tributário
Newsletter
Cadastre-se aqui para receber nossa newletter: